lundi 24 janvier 2011

JAINISMO

O Curso de História da UNIMES apresenta assim o JAINISMO:

O budismo tem muitos pontos em comum com o jainismo, a religião fun¬dada por Mahavira, que é contemporâneo do Buda e tem uma história semelhante à dele. Tal como o Buda, Mahavira descendia de uma família aristocrática da região de Vais´ali, abandonou a família aos trinta anos para buscar a sabedoria e a salvação como asceta itinerante e, após doze anos de meditação e penitência, obtém uma revelação. Não se sabe exatamente quando Mahavira nasceu, mas sabe-se que morreu por volta de 447 a.C.
Os adeptos do jainismo são chamados de jainas e, da mesma forma que os budistas, rejeitam a religião bramânica e o sistema de castas. A noção fundamental da filosofia de vida dos jainas é a não-violência (Ahimsa), ou seja, a renúncia a prejudicar de qualquer maneira que seja qualquer ser vivo, por mais ínfimo que ele seja. A prática da filosofia de vida jaina é igualmente acessível a todos, seu objetivo é a purificação da alma para libertá-la do ciclo das reencarnações e isso é obtido através da prática constante e cotidiana da não-violência.
O jainismo não se tornou uma religião tão popular quanto o budismo, tendo se difundido somente entre um número restrito de adeptos. Ainda hoje há seguidores do jainismo na Índia e em outros países do mundo. É provável que o grande líder indiano Mahatma Gandhi tenha sido influenciado pela filosofia jaina da não-violência, tornando-a um instrumento de resistência à dominação colonial britânica.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire